sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Visitas Guiadas à Mouraria Chinesa vão continuar em Fevereiro de 2012

Informações: 922 191 892


A rota da China Mourisca

E se a Mouraria tivesse livrarias chinesas, recônditas, no interior de lojas, invisíveis aos habitantes do bairro como os caracteres chineses que se dissolvem sempre que os tentamos fixar?

E se a Mouraria tivesse petiscos chineses que nos chegam à mesa a fumegar, como as “sopas de carne”, o “tofu à moda da casa” ou as “bolinhas de massa” recheadas com sabores que nos parecem todos demasiado baratos para toda a satisfação que nos dão?

E se fosse possível conviver com chineses do bairro na “Tasca da Irmã” do 3º andar, para depois ir à Internet no cyber chinês, beber um chá enquanto escutamos música chinesa e, secretamente, descobrir onde as chinesas mais bonitas vão ao cabeleireiro?

Com a saudade que os emigrantes chineses têm da sua terra longínqua poderíamos escrever um fado profundo e cantá-lo por entre as ruelas do bairro; nele diríamos que queremos conhecê-los melhor e à sua forma discreta de estar, imperceptível para muitos, mas que se abre num sorriso infinito quando arriscamos a dizer a palavra “nihao”.

Estas e muitas outras coisas são possíveis de acontecer na visita que a Associação Renovar a Mouraria tem para oferecer aos habitantes de Lisboa e que se fala numa outra língua, onde os olhos se apercebem de todo um mundo novo que até então lhes estava vendado.

Locais a visitar durante a visita do bairro

passagem pelo Jornal Sino
Centro Comercial Mouraria
Espaços da Rua do Benformoso e Calçada da Mouraria
Supermercado chinês HuadaLi
Restaurante privado
Loja Artesanato chinês no C.C. Martim Moniz
Comércio da Rua da Palma
Livraria Chinesa Av.Almirante Reis
Cabeleireiro Chinês
SPA Chinês
Restaurante chinês privado num edificio da Rua da Palma com almoço opcional pago à parte


etc....................

Sem comentários: