sexta-feira, 14 de maio de 2010

Concurso “Há Fado na Mouraria - Prémio Maria Severa”


Precisam-se Novas vozes e poemas, futuros clássicos do Fado!

A Associação Renovar a Mouraria convida fadistas escondidos em tascas e vielas a revelarem ao mundo o seu valor e a darem novos fados ao Fado.

Para concorrer basta trazer uma letra original e ser fadista amador.
mais informações: 922 191 892

Fado a Património Cultural da Humanidade



A apresentação da candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade junto da UNESCO foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo camarário, de 12 de Maio. O documento prevê sensibilizar os demais órgãos de soberania, bem como outras instituições públicas e privadas, para a importância desta candidatura.

A candidatura, que será agora submetida à aprovação da Assembleia Municipal e posteriormente enviada à organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) até 31 de Agosto, foi desenvolvida pela EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. O resultado da candidatura será conhecido até Setembro de 2011.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Senhora da Saúde



Procissão de Nossa Senhora da Saúde from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

Realizou-se Curso de Português para Estrangeiros


Organizado pelo Banco do Tempo da Mouraria, e pela Ass. Renovar a Mouraria, em parceria com o INETESE e o Sind. dos Trab. da Área Seguradora, realizou-se no Largo do Intendente, o Curso de Português para Estrangeiros, com a presença de cerca de 18 alunos oriundos do Bangladesh, Ucrânia, e Guiné.

Obras particulares evoluem na Mouraria

Largo dos Trigueiros - quase pronto


Rua das Farinhas - em obras

Rua João do Outeiro - Hostal para turismo


Largo da Rosa - Condomínio em fase avançada


Beco dos Três Engenhos - recuperado


Visitas Guiadas


13 de Março - Visita Guiada à Mouraria na Freg do Socorro

com final nos Amigos do Minho seguido de Milonga e petiscos


24 de Abril - Visita guiada ao património azulejar da Mouraria

em parceria com o Museu da Policia Judiciária


1 de Maio - Visita ao bairro de um grupo de 25 jovens oriundos

de diversos paises da Europa em parceria com a Ass. Cidadania e Vida

Tema: Exemplos do movimento associativo no bairro


6 de Maio - Visita a diversas instituições sociais do bairro.

Organizada pela RIF ( Rede de Intervenção Familiar )

Em movimento


Museu Berardo recebe 35 crianças

da Creche Pró Infância da Mouraria


No dia 26 de Abril, trinta e cinco meninos entre os 5 e 6 anos deslocaram-se ao Museu Berardo de camioneta, para verem ( e mexerem ) a exposição de Joana Vasconcelos, patente neste espaço.

Durante duas horas educadoras e uma mamã do Bangladesh, trajada a rigor, sonharam e divertiram-se na exposição vendo o prazer dos seus meninos, deslumbrados com tudo o que viram durante a visita.

Foi o início feliz do que será a parceria do Projecto Berardo ao longo destes próximos 3 anos, consubstanciada na frase " da Mouraria ao Museu, do Museu à Mouraria" que trará uma vida nova ao bairro ao longo de 3 anos, já que este projecto se dirige a crianças, jovens e idosos.



Outras actividades


22 de Abril - ARM presente no Workshop
" Gestão das Organizações Sociais e Culturais " na Fundação Caloute Gulbenkian

21 de Abril - ARM presente nos Dias do Desenvolvimento
no Centro de Congressos de Lisboa

16 de Abril - Projecto Contabandistas conta contos
no espaço Intervir de São Cristóvão

6 de Abril -três Intervenções em Directo para a Rádio SIM
do Grupo Rádio Renascença


27 de Março - Ronda das Tascas na Mouraria





20 de Março - Operação Limpar a Mouraria integrado no Limpar Portugal


Foi assim a sessão solene do 2º Aniversário da ARM em 2010


Ai Intendente !


" Bairro dos Anjos é uma bomba atómica"

O problema maior do bairro dos Anjos é o abandono a que foi votado pela Câmara Municipal de Lisboa. A denúncia é de Marina Tavares Dias, olissipógrafa e autora de vários livros sobre Lisboa, que não se espanta com a derrocada da Vila Martins. "O bairro dos Anjos é uma bomba atómica" porque tem muitas "casas desocupadas e em mau estado que são ocupadas por uma população flutuante, de toxicodependentes, que ali pernoita", disse ao DN.

Com a demolição do Casal Ventoso, os toxicodependentes e traficantes deslocaram-se para o bairro dos Anjos e zonas limítrofes. "Houve uma preocupação de limpeza estética sem resolver os problemas sociais", diz.

Segundo um levantamento feito pelos Cidadãos por Lisboa, em 2009 existiam 72 edifícios devolutos no bairro dos Anjos - uns total, outros parcialmente. Era o caso da Vila Martins, um conjunto de casas no aproveitamento do declive acentuado que leva ao miradouro da Senhora do Monte. Três estavam habitadas, outras eram ocupadas por toxicodependentes - relatam os vizinhos e admitiu o vereador da Protecção Civil.

"É espantoso que não aconteçam mais casos, como incêndios em casas devolutas ou a derrocada de vários edifícios em risco", diz Marina Tavares Dias lançando críticas à autarquia que, em 2003, anunciou a reabilitação do Intendente - "que é um bairro com um potencial turístico excepcional, pela qualidade de edifícios em termos históricos e patrimoniais" - e não o fez. Mais. "A recuperação do Intendente foi chutada para o Orçamento Participativo do ano passado como se pudesse ser comparável com um cinema", aponta.

in DN por MARINA ALMEIDA

Por causa disso temos neste momento nesta zona toda uma imensa população toxicodependente/traficante que vive espalhada um pouco por todo o território, vivendo em condições infrahumanas.

A PSP vai fazendo operações de cosmética como a do último dia 6 de Maio, que reduzem o problema. Tem também sido tapadas entradas de casas ocupadas por toxicodependentes, e tem havido uma maior fiscalização, mas enquanto não houver mais intervenção social, não se vai conseguir resolver este problema.

Espera-se que o início da intervenção do plano QREN no Intendente e na Mouraria, no início de 2011 traga uma nova esperança a toda esta zona.


Assim se encontra o interior do Palácio da Rosa

Implantado na Mouraria, o Palácio da Rosa assenta sobre a casa nobre quinhentista que pertenceu a Luís de Brito Nogueira, senhor dos morgados de S. Lourenço, em Lisboa, e de S.to Estevão, em Beja. Por casamento, o Palácio entra para a casa dos Viscondes de Vila Nova da Cerveira, e Marqueses de Ponte de Lima, título outorgado ao 14.º Visconde. Igualmente por casamento, entra para os bens dos Marqueses de Castelo Melhor. Destruído quase na totalidade pelo Terramoto, foi reedificado no Séc. XVIII.
Neste momento pertence ao Grupo Hoteleiro Olissibona, que pretende transformar este palácio em hotel de charme, e espaço para eventos de diversa natureza, que em princípio poderá estar pronto em 2014.
O Palácio tem sido sucessivamente vandalizado e pilhado, tenso sido roubados e danificados quase todos os paineis de azulejos que ali existiram malgrado os esforços da Cãmara e dos actuais donos em tentar proteger este espaço.




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


Movimento para a renovação da Mouraria lançou bases para a desejada requalificação

Por Carlos Filipe in Jornal Público de 8 de Fevereiro 2010

Associação Renovar a Mouraria faz voluntariado para a população do alto de um quinto andar e garante que o bairro não é mais inseguro do que qualquer outra zona da cidade lisboeta


Inês Andrade é formadora de professores, Nuno Franco está desempregado. Ambos habitam na Mouraria, bairro ao qual cedem horas em prol de uma população multicultural desfavorecida como não há igual em Lisboa. Esta zona degradada da cidade aguarda por uma transformação que promete mudar a sua face obscura. É por isso que lutam, quando há dois anos lideraram um movimento que se organizou na associação sociocultural Renovar a Mouraria.

Há gente um pouco de todo o lado. "Até do Porto", dizem Inês e Nuno, orgulhosos. Em busca de informações e dos mais variados tipos de ajuda, muitos moradores do bairro acedem a pé, a custo, à sede da associação, num alto quinto andar na Rua da Mouraria, com vista desafogada para o Martim Moniz.

Parte do bairro vai ser objecto de requalificação. O projecto, aprovado pela câmara e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, orça em sete milhões de euros, metade dos quais inscritos no Quadro de Referência Estratégico Nacional. É o que anima os voluntários, que sempre trabalharam com esse objectivo. Há dois anos, assim que o presidente da autarquia aceitou o desafio, travaram uma petição que tinha como primeiro destinatário o Presidente da República. O texto, que ainda recolheu quatro mil adesões, chamava a atenção para essa "pérola" no centro de Lisboa, "abandonada, suja, degradada, moralmente abatida, em nada contribuindo para a fotografia do turista que passa", mas que "pela sua história, localização, beleza e diversidade" apresenta "um potencial habitacional, cultural e artístico, de lazer e turístico, que é urgente valorizar."

Criar emprego

O projecto A Mouraria - As Cidades Dentro da Cidade, desenvolvido em parceria pela câmara, a associação Casa da Achada, a EPUL e o Instituto da Droga e Toxicodependência, é para a Renovar a Mouraria motivo de orgulho. Inês e Nuno fazem uma pausa, olham-se e concordam: "Pressionámos um bocado, mas conseguimos. Estamos no terreno, ouvimos e sentimos a população. E a verdade é que fomos ouvidos. As ideias que transmitimos têm criado uma espécie de bola de neve."

A intervenção no espaço público mudará a face do bairro na Rua do Capelão, desde o Largo da Achada até ao Largo do Intendente. "Somos parceiros de dinamização sociocultural", assume Nuno Franco, que destaca as infra-estruturas para jovens e idosos, como complemento para ocupação dos tempos livres. "Mas há também o espaço para a indústria criativa, mais tarde um espaço museológico como a casa-museu da Severa", acrescenta Inês Andrade, enfatizando a tradição fadista do bairro. "O projecto ajudará a mudar a imagem do bairro, melhorará a auto-estima das pessoas, e o trabalho com as crianças poderá ter efeitos mais imediatos", nota Nuno Franco.

Os responsáveis associativos consideram "um mito" a insegurança no bairro. "É estigmatizante, apenas. Não me sinto mais insegura que em qualquer outra zona de Lisboa. O Intendente é apenas uma pequena parcela do bairro", justifica Inês Andrade. "Não há insegurança, há prostituição e algumas pessoas que se dedicam ao tráfico de droga", atira Nuno Franco, que sublinha o papel do IDT no projecto.

"É preciso ver que há gente em grandes dificuldades sociais. Mas essa parte não é da nossa competência. Achamos é que há condições para a criação de emprego, assim que a imagem do bairro seja transformada. O turismo poderá ajudar, pois propiciará a criação de novos espaços comerciais", antevê Nuno Franco.

"Se o projecto for bem sucedido, e temos razões para crer que sim, pois nem há sinais de atrasos, devendo avançar para concurso público em 2011, será de apostar na valorização do sector das artes e ofícios", corrobora Inês Andrade, que remata: "Poderemos ter uma infinidade de ateliers, já que o bairro tem muitas potencialidades. Resta saber como aproveitá-las, sem estragar a Mouraria."

sábado, 28 de novembro de 2009

Há Mouraria em São Salvador da Bahia

O bairro da Nazaré, que antigamente se escrevia com TH, desenvolveu-se em torno das freguesias de São Pedro, de Santana do Sacramento e, mais tarde, da freguesia de Nossa Senhora de Brotas, no centro de São Salvador da Bahia.

O conceito de bairro começou a surgir no final do século XIX.

Em torno deste bairro outras localidades, como o Jardim Baiano, a Saúde, a Mouraria e a Lapa, são consideradas por estudiosos como sub-bairros que fazem parte do bairro da Nazaré.

A MOURARIA
”No caso da Bahia, não foram mouros propriamente ditos, foram ciganos; mas isso é uma distinção que você está fazendo agora, na época, veio de fora, não era português, era mouro. Mouraria tem tudo a ver com o bairro da Mouraria lá, em Lisboa, dos judeus, como é um gueto, para usar uma palavra mais divulgada. O gueto dos judeus é a Mouraria dos mouros, é o lugar de confinamento dos moradores que eram maometanos.” (Prof. Cid Teixeira)
http://www.cidteixeira.com.br/


IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA MOURARIA
A igreja situa-se numa das esquinas da rua da Mouraria com a Av. Joana Angélica, antiga rua das Palmeiras. A igreja encontra-se ligeiramente elevada em relação à rua e possuía originalmente grande área lateral e posterior, que foi desmembrada e mais tarde construída. Sua vizinhança é formada por casas e edifício do início deste século, sem maior expressão arquitetônica. A rua da Mouraria, segundo F. Sérvulo Moreira Salgueiro, tem este nome por terem nela habitado os primeiros ciganos que por provisão do Conselho Ultramarino de 11/04/1718 vieram degredados de Portugal.


IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE E GLÓRIA
Situada na 2ª linha de colinas do sítio de Salvador, em local antigamente conhecido como Alvo. A igreja está isolada em três lados e se abre para um largo para onde convergem cinco ruas. Os sobrados que compõem a praça - séc. XIX - estão muito deteriorados e modificados. A igreja integra o sítio da Saúde, tombado pelo IPHAN e considerado zona de preservação rigorosa.

Edifício de notável mérito arquitetônico. Igreja de nave única, com corredores laterais e tribunas. Possui na parte baixa das paredes da nave e capela-mor importantes painéis de azulejos de Lisboa, da época de 1780/90, representando os quatros Evangelistas, os dois doutores da igreja, Coração de Jesus e N. S. das Dores. O Forro pintado é da autoria de Domingos da Costa Filgueira.

Retirado do site
http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/

sábado, 14 de novembro de 2009

Projecto de Parque de Estacionamento na Rua dos Lagares contempla elevadores que vão unir esta rua da Mouraria à Graça



A Câmara de Lisboa quer criar quatro percursos pedonais servidos por meios mecânicos para melhorar a acessibilidade à colina do Castelo. O projecto, orçado em 12,5 milhões de euros, inclui a criação de mais de mil lugares de estacionamento.

A Câmara de Lisboa vai candidatar parte do projecto ao QREN e pretende pagar o restante com fundos do turismo e contrapartidas de promotores imobiliários.
Daqui a quatro anos, segundo as previsões do vereador do Urbanismo e Planeamento Estratégico da autarquia, será mais fácil visitar o Castelo de São Jorge e os restantes monumentos da colina. Nessa altura, a maioria dos desníveis existentes será vencida com o recurso a elevadores e escadas rolantes (que, sempre que possível, ficarão dissimulados no interior de edifícios municipais para diminuir o seu impacte visual) e na base dos novos caminhos haverá acesso facilitado a estações do Metropolitano de Lisboa e parques de estacionamento.

Mas a criação dos quatro percursos pedonais destina-se não só aos turistas, mas também à população residente na zona que, como frisou ontem o vereador Manuel Salgado, é bastante envelhecida e tem dificuldades de locomoção. A medida pretende quebrar o isolamento dos moradores e dinamizar actividades económicas locais

In jornal Público


A Associação Renovar a Mouraria tem já na sua posse as imagens dos ditos projectos.


No que concerne à ligação da Rua dos Lagares com o bairro da Graça, o percurso pensado terá de ser feito no interior do bairro trazendo os visitantes através da Mouraria, o que poderá ser um pólo de atração das pessoas de Lisboa, e de turistas ao bairro que já tem tanto para oferecer.


Os elevadores a construir para a ligação com a Graça poderão ser de grande utilidade para os moradores, já que desembocam a poucos metros do Centro de Saúde que nos serve, facilitando a ida dos idosos às consultas.


O parque de estacionamento deverá servir os interesses por um lado dos moradores da freguesia, por outro de todos quantos se desloquem para utilizar os serviços do futuro Centro de Inovação da Mouraria, a construir ao abrigo do Plano QREN.


Aguardamos atentos desejando que os interesses da população sejam salvaguardados.

Mais alguns videos sobre a nossa Mouraria

Mouraria cantada pelo saudoso Fernando Maurício



Marcha da Mouraria 2009



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um jardim ao lado da Mouraria

Jardim Pùblico nos terrenos do Quartel da Graça


Uma unidade hoteleira entregue a privados e uma grande jardim público gerido pela Câmara Municipal de Lisboa podem surgir no Quartel da Graça.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, é o autor desta proposta que visa suspender a integração do quartel na "área de usos especiais", pois esta classificação inviabiliza a alteração ao seu uso original: "instalação para fins militares".

O quartel da Graça tem uma área aproximada de 26 000 metros quadrados e, além dos antigos edifícios militares, é composto por uma cerca e uma horta, que ocupam a maior parte do espaço. São estes terrenos que a Câmara Municipal e o Ministério da Defesa Nacional consideram ter "potencial para se tornar num espaço privilegiado de lazer, na sua vertente lúdica e cultural".

Como explica António Costa "a CML tem interesse em intervir na gestão, reabilitação e manutenção do espaço ao ar livre, de modo a tornar possível a sua fruição, quer pelos lisboetas, quer pelos visitantes".

O protocolo entre o Ministério da Defesa e a CML para a cedência de uso a "título precário "já foi redigido. Das várias condições é imposta a demolição de "construções dissonantes acrescentadas ao edifício do convento". Foi também acordado que a "área verde deverá ser objecto de projecto de recuperação, com possibilidade de uso público permitindo a ligação entre o miradouro da Graça e a Rua Damasceno Monteiro" e permitida a ocupação da cave para estacionamento de uso público.

O protocolo proporciona também o surgimento de uma unidade hoteleira neste local que é considerado monumento nacional desde 1910 .

Publicado in Diário de Notícias

Parece que este jardim poderá ter uma entrada perto da Rua dos Lagares.Aguarda-se confirmação.Confirma-se de que irá nascer aí um novo silo automóvel.Novo jardim já está anunciado públicamente

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Três novos videos sobre a Mouraria

Da Graça á Mouraria

Um video a escutar com atenção




Verso para um sorriso mágico



Rosa Amélia
Nascida na Figueira da Foz, em Buarcos, foi na Mouraria que Rosa se fez mulher.
Nela viveu sempre o fado, as marchas, e o Mar.
Uma homenagem a essa grande senhora peixeira de profissão, fadista de coração

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Um bairro a precisar de intervenção urgente



Após as eleições, novos tempos se avizinham, sem margem para dúvida.

Iremos a partir de agora dar conta do que vai acontecendo no bairro, mais bonito de Lisboa.

Uma das razões de ser da Associação Renovar a Mouraria, é a necessidade de alertar para os problemas do bairro, chamando a atenção das entidades competentes.

Por isso falemos deles:


Na Rua da Amendoeira nº 15 A, no interior deste edificio existe um muro no quintal que ameaça ruir, e magoar os que lá vivem.
Precisa-se de uma intervenção rápida da Câmara.

Na Calçada Agostinho de Carvalho, só existe uma boca de incêndio, e no entanto, muitos dos prédios servem de armazéns de todo o tipo de artigos inflamáveis, pondo em risco os que lá vivem. Pede-se uma análise do problema por parte da Cãmara.

O lixo acumula-se diáriamente junto ao antigo chafariz da Rua do Benformoso, dando uma triste imagem do bairro.
Falta de civismo de quem o pôe lá, não só imigrantes mas também os outros moradores do bairro.
Precisa-se de uma urgente campanha de sensibilização, por parte da Junta de Freguesia.


O prédio do Largo das Olarias 35 - 42, ameaça ruína, há muitos anos. A situação tem vindo a agravar-se. Mais um inverno se aproxima, e a situação só vai piorar.
Parte do prédio está desabitado, e por isso os moradores para evitar as chuvas recorreram a plásticos que conduzem a água da chuva para o exterior.
Podem-se ver os estragos provocados no prédio, vendo o interior da Tasquinha sita no r/c, e que é um dos ex -libris do nosso bairro.
Pede-se à Câmara que actue através de uma vistoria, com a maior brevidade, e que faça algo por este edifício.

Gostaríamos também de saber, porque é que o prédio nº 81,da Calçada de Sto André está fechado, emparedado, sendo pertença da Câmara Municipal.
A mesma estranheza para o prédio sito na Rua dos Lagares, nº 47 a 55, que se encontra fechado há anos, mas cujo pedido de licenciamento data de 2007.
Todos estes prédios se sofressem intervenção poderiam albergar largas dezenas de famílias, e darem mais vida ao bairro.

terça-feira, 15 de setembro de 2009


A Casa da Achada abriu ao público com um vasto programa Cultural

A Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, fundada em Lisboa em Setembro de 2008, situa-se em plena Mouraria, no Largo da Achada, perto da Igreja de S. Cristovão.

http://www.centromariodionisio.org/


Consulte o programa e horário aqui

terça-feira, 31 de março de 2009

A Petição on line continua


Apoie a Mouraria

Assine a Petição



Senhor Presidente da República
Senhor Primeiro-ministro
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa

O nome Mouraria remonta a 1170, época de D. Afonso Henriques, quando o monarca deu foral aos mouros de Lisboa e concedeu esta zona aos mouros vencidos.Pela encosta estende-se um emaranhado de ruas, ruelas, travessas, becos e largos com uma beleza única, um valor histórico e uma diversidade cultural inigualável.

Porém, e por incrível que pareça, esta pérola no centro de Lisboa está abandonada, suja, degradada, moralmente abatida, em nada contribuindo para a fotografia do turista que passa…Bairro com mais de 5.000 habitantes, muitos deles vivendo em condições desumanas, com problemas de salubridade e de recolha de lixos, tráfico e consumo de droga a céu aberto, fraco policiamento, ausência de jardins e espaços infantis, entre outros graves problemas.

A Mouraria continua na mesma: sem rei nem roque!Um vasto património sofre a sua degradação. A questão urbanística é uma das mais prementes. Largas dezenas de prédios a precisar de uma intervenção urgente, dezenas de outros entaipados, obras paradas, são o espelho de um bairro esquecido.

Património esquecido é também o fado: o bairro que o viu nascer não tem uma casa que o dignifique.Os idosos constituem a larga maioria dos habitantes e os jovens vêem-se obrigados a abandonar o bairro por falta de condições.Pela sua história, localização, beleza e diversidade, a Mouraria apresenta um potencial habitacional, cultural e artístico, de lazer e turístico, que é urgente valorizar.Esta situação é inaceitável: afecta a cidade e as pessoas que nela habitam, bem como a imagem da capital do nosso país.

Conscientes de que este pedido se fundamenta no exercício de uma cidadania empenhada e participativa, os signatários esperam de vossas excelências a tomada de medidas para a reabilitação e revitalização da Mouraria, com a urgência que a gravidade da situação justifica.


se nos quiser enviar a sua opinião ou sugestão

muitas pessoas têm dado a sua opnião quando subscrevem a petição On line

Envie-nos um mail se estiver interessad@em juntar-se à equipa de trabalho

sábado, 17 de janeiro de 2009

CCM - Centro Comercial da Mouraria

Uma instalação de

Luciana Fina

e Moritz Elbert



Há movimento na Mouraria

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=23840&idpod=21079&formato=wmv&pag=recentes&escolha


Bairro multicultural por excelência, a Mouraria revela-se como bairro em movimento perpétuo de gentes, credos, sabores e saberes nesta reportagem da RTP 1 para o programa 30 minutos de 13 Jan 2009 que acompanhámos ao longo de 3 dias durante as filmagens

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dois Anos a Renovar


o 1º Desfile pelas ruas da Mouraria



Participação no Desfile do 25 Abril

para chamar a atenção para os problemas da Mouraria



Noite de poesia, fado e mùsica tradicional no Bar Anos 60 no Largo do Terreirinho



As Festas de Lisboa e o nosso arraial no Largo da Rosa


"Bem diferente, este ano, anda o bairro da Mouraria.......
A Ass. Renovar a Mouraria...... aposta numa festa popular com melhor qualidade. Bandas e Dj assumem a noite no espaço... e até os peticos são mais elaborados......
A música que ecoa ao longe foge da vulgaridade pimba, sem perder a animação que se pede nestas alturas....
Nasceram na Mouraria uns santos populares alternativos."

In Jornal SOL








o fado de volta ao bairro


As Jornadas do Património

nos dias 27 e 28 de Setembro

Veja tudo em

http://sites.google.com/site/renovaramouraria/actividades

sábado, 10 de maio de 2008

Noticias nos orgãos de Informação


Pela Reabilitação da Mouraria
Fevereiro - jornal METRO
(primeira notícia sobre o movimento)

Moradores da Mouraria denunciam degradação
10 de Março - Jornal METRO
( reportagem feita na Mouraria, connosco)



Ruas da Mouraria em Festa
18 de Março - jornal METRO
(Notícia do Desfile no bairro com os Farra Fanfarra,
1º noite de Fado, e Música Tradicional)


Portugal em Directo
2 de Abril - RTP 1
(http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=19455&idpod=12763)

(Veja aqui a reportagem)



Imigrantes são a maioria na
Freguesia do Socorro
4 de Abril - jornal GLOBAL
(reportagens sucessivas depois dos jornais virem à Mouraria)


Prédio na Mouraria em Risco de Cair

4 de Abril - jornal METRO
(reportagem despoletada por uma denuncia feita por nós)
Moradores temem desabamento de prédio
4 de Abril - Público


Bom Dia Portugal

6 de Abril - RTP 1
( Directo sobre o prédio em risco de ruina)


Berço do Fado pede Vida Nova

8 de Abril - Jornal da Região

O bairro mais cosmopolita de Lisboa

9 de Abril - Diário de Noticias
( nova reportagem sobre imigração)


Os Rostos da Emigração

21 de Abril - jornal METRO
( a mesma coisa originada pela vinda da imprensa por
causa do prédio em ruina)

Portugal em Directo

2 de Maio - Antena 1
(reportagem connosco sobre os problemas do Bairro)
Câmara junta 140 milhões para
Alfama,Mouraria,Intendente

Maio 2008 - Público
Câmara está a analisar o condicionamento
de tráfego entre Largo de S.Cristóvão
e Convento de Santo Antão o Velho

2 de Junho - Publico
Mouraria: ainda há quem acredite
na reabilitação

25 de Junho - Público
Reabilitação da Mouraria: excelente ideia
foi chumbada
26 de Junho - Público
Reabilitação da Mouraria vai regressar
à Câmara mas antes tenta o Parlamento

27 de Junho - Público
Direito à expectativa na Mouraria

3 de Julho - Jornal de Notícias
Municipes protestam em
reunião da CML

4 de Julho - Destak
Deputados em bloco a favor
da discussão da Mouraria

16 de Julho - Público



Um bairro, 11 mil estrangeiros, 25 nacionalidades. Num único prédio, encontramos os sons e os cheiros que nos chegam de vários continentes e que nos foram trazidos por imigrantes que escolheram a Mouraria para viver. O berço do fado é agora um dos lugares mais cosmopolitas da cidade de Lisboa. Já mal se ouve falar português, e as músicas são outras. "Vizinhos do Mundo" é uma grande reportagem de Rita Costa com sonoplastia de Herlander Rui.


Espaço Ambijovem aposta na prevenção da toxicodependencia

Novembro - Jornal de Lisboa