quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
sábado, 17 de janeiro de 2009
CCM - Centro Comercial da Mouraria
Uma instalação de
Luciana Fina
e Moritz Elbert

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=23840&idpod=21079&formato=wmv&pag=recentes&escolha
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Dois Anos a Renovar


Participação no Desfile do 25 Abril


A Ass. Renovar a Mouraria...... aposta numa festa popular com melhor qualidade. Bandas e Dj assumem a noite no espaço... e até os peticos são mais elaborados......
A música que ecoa ao longe foge da vulgaridade pimba, sem perder a animação que se pede nestas alturas....
Nasceram na Mouraria uns santos populares alternativos."
In Jornal SOL



o fado de volta ao bairro
As Jornadas do Património
nos dias 27 e 28 de Setembro
Veja tudo em
http://sites.google.com/site/renovaramouraria/actividades
sábado, 10 de maio de 2008
Noticias nos orgãos de Informação
Fevereiro - jornal METRO
(primeira notícia sobre o movimento)
Moradores da Mouraria denunciam degradação
10 de Março - Jornal METRO
( reportagem feita na Mouraria, connosco)
(Notícia do Desfile no bairro com os Farra Fanfarra,
1º noite de Fado, e Música Tradicional)
Portugal em Directo
2 de Abril - RTP 1
(http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=19455&idpod=12763)
Freguesia do Socorro
(reportagens sucessivas depois dos jornais virem à Mouraria)
(reportagem despoletada por uma denuncia feita por nós)
Moradores temem desabamento de prédio
4 de Abril - Público
Bom Dia Portugal
( Directo sobre o prédio em risco de ruina)
Berço do Fado pede Vida Nova
O bairro mais cosmopolita de Lisboa
( nova reportagem sobre imigração)
( a mesma coisa originada pela vinda da imprensa por
causa do prédio em ruina)
(reportagem connosco sobre os problemas do Bairro)
Câmara junta 140 milhões para
Alfama,Mouraria,Intendente
Maio 2008 - Público
Câmara está a analisar o condicionamento
de tráfego entre Largo de S.Cristóvão
e Convento de Santo Antão o Velho
2 de Junho - Publico
Mouraria: ainda há quem acredite
na reabilitação
25 de Junho - Público
Reabilitação da Mouraria: excelente ideia
foi chumbada
26 de Junho - Público
Reabilitação da Mouraria vai regressar
à Câmara mas antes tenta o Parlamento
27 de Junho - Público
Direito à expectativa na Mouraria
3 de Julho - Jornal de Notícias
Municipes protestam em
reunião da CML
4 de Julho - Destak
Deputados em bloco a favor
da discussão da Mouraria
16 de Julho - Público
Um bairro, 11 mil estrangeiros, 25 nacionalidades. Num único prédio, encontramos os sons e os cheiros que nos chegam de vários continentes e que nos foram trazidos por imigrantes que escolheram a Mouraria para viver. O berço do fado é agora um dos lugares mais cosmopolitas da cidade de Lisboa. Já mal se ouve falar português, e as músicas são outras. "Vizinhos do Mundo" é uma grande reportagem de Rita Costa com sonoplastia de Herlander Rui.
http://tsf.sapo.pt/Programas/programa.aspx?content_id=917979&audio_id=1036158
Espaço Ambijovem aposta na prevenção da toxicodependencia
Novembro - Jornal de Lisboa
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Da nossa história

Associação Renovar a Mouraria
O Objecto Social da nossa Associação expressa-se nos seguintes pontos:
- Promoção de uma cultura de inclusão social social e de prevenção da violência;
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Ai Mouraria!

Rua João do Outeiro
( obras paradas )
Beco da Guia
( há mais de uma década à espera que as obras comecem )
Beco da Guia
( reparar que o prédio está sustentado por cabos de aço,
também há mais de uma década)
Calçada de Sto André
( é assim que se vive na Mouraria, em alguns prédios )
Rua da Mouraria ( Martim Moniz )
( Este prédio está sem solução há mais de uma década também.
As obras estão paradas há mais de um ano)
Rua do Benformoso
Rua do Benformoso
Rua do Benformoso
( o chafariz sem água, e o lixo que se espalha por todo o bairro)
Rua do Terreirinho
( Prédio já sem telhado)
Rua dos Cavaleiros
(património ameaçado)
Quinta do Coleginho
( desocupada, ao abandono, o local que falta para um verdadeiro espaço de lazer, para as nosssas crianças)
(Conjunto de prédios presos por cabos de aço, e em ruínas sem solução há décadas )
Isto sem esquecer o Largo do Intendente Pina Manique sem solução à vista, o Palácio da Rosa totalmente ao abandono, e o seu largo onde existe um dos poucos lavadouros públicos, que foi restaurado mas está devotado ao abandono, um dos últimos e típicos Jogos da Laranjinha em Lisboa em degradação, dezenas e dezenas de prédios a cair, a Igreja de S. Lourenço, inacabada, ausência de jardins, planos de reabilitação abandonados, lixo por todo o lado, comércio deprimido ou quase ausente, falta de lugares para estacionar, ruas bloqueadas ao trânsito por causa das barreiras da EMEL, como na Rua da Costa do Castelo, e um sem fim de problemas.
A isto dizemos: BASTA!
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Contributos
Christian Cunha
Sou residente na Mouraria e subscrevo inteiramente esta petição. Tambem celebro o facto de saber que existem iniciativas crescentes que contrariam a teoria de que a Sociedade Civil está acomodada e não participa!
Tiago Fernandes
Ola amigos, recebi esta petiçao de um amigo que vive em Pernambuco e que sabe que eu tambem apesar de ser italiano, vivo na Mouraria tambem ja ha algum tempo...Assinei, aprovo e apoio moralmente o vosso empenho, e se for possivel tambem gostava de ajudar um dia, concretamente!tenho tido ultimamente algumas ideias sobre como revitalizar o espaço, nomeadamente, a zona das escadas, e da praçeta na rua da Achada...com actividades culturais mesmo na rua...ou seja nas escadinhas..nao sei se é o caso mas eventualmente um dia destes poderia ser bom debater sobre isso com voçes.Mando um abraço.
Francesco Valente.
Urgente apoiar totalmente tudo o que vise a valorização da nossa população, crianças, idosos, etc., o nosso património identitário, urgente cuidar daquilo que é único no mundo e tão belo em Portugal, despertar o amor das novas gerações pela beleza do país em que nos calhou viver.
Mónica Roncom
Todo o ser humano tem direito a viver num habitat condigno. Um Governo que se descure de providenciar essas condições a uma comunidade está, no mínimo por negligência, a violar vários direitos humanos consagrados pelo Pacto Internacional para os direitos Económicos, Sociais e Culturais dos Povos.
Luís Araújo
A reabilitação é URGENTÍSSIMA. Adiá-la ainda mais será mais um crime contra a memória histórica e cultural que aquele bairro representa.
Isabel Santos
A descaracterização arquitectónica da Mouraria é o que salta mais à vista e fere quem ama Lisboa e os seus Bairros históricos, mas a degradação social oculta é o que é prioritário resolver de uma forma sustentada e sobretudo com muito Amor fraternal!
Nuno Manuel Faria
É vergonhoso o estado a que os poderes deixaram chegar um bairro que simboliza uma das mais antigas memórias culturais e históricas do país. Actualmente é um misto de montureira e estaleiro abandonado. Poderia ser um fantástico polo de atracção para o turismo cultural. Sugiro a sua recuperação com a «pincelada» mourisca que se impõe, tanto na Mouraria como em Alfama. Veja-se o que os Espanhóis fizeram, por ex., nos velhos bairros árabes de Granada. Há que criar na Mouraria, sem esquecer as necessidades da população, um pequeno museu da memória árabe, espaços verdes, etc., etc.
Adalberto Alves
A Mouraria com Alfama são as pérolas de Lisboa. A degradação é uma vergonha. Reabilitação por favor.
Liliane Moors
Todos por uma continuidade da história
Florbela Acto Costa