sábado, 16 de abril de 2011

Edifício Manifesto - Casa Comunitária da Mouraria


A ARTÉRIA propõe com o projecto Edifício-Manifesto, transformar o edifício (de propriedade municipal e arrendado à Associação Renovar a Mouraria), localizado no Beco do Rosendo 8, num espaço aberto à comunidade, com programação cultural contínua, acções de formação, serviços de apoio e consultórios temáticos.


O projecto, a obra (e o uso) terão um cariz exemplar, obedecendo sempre a uma lógica de contenção e de aproveitamento dos recursos existentes – conceito que estará patente na abordagem formal das alterações a implementar no interior edifício – sala de convívio, cafetaria, sala estúdio multifuncional e escritório para a ARM.


Conceptualmente a intervenção será pontual, apenas nos pontos nevrálgicos, mantendo o existente sempre que possível e desejável. Realizou-se com grande sucesso no dia 14 de Abril um Open Day, dia aberto em que apresentámos o edificio à comunidade, e a algumas empresas que nos visitaram como forma de conhecerem o projecto para futuramente o apoiarem, participando com oferta de materiais de construção.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Gabinete do presidente da autarquia já funciona no Intendente


Desde a semana passada que o gabinete do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, está em pleno funcionamento num edifício totalmente recuperado no Largo do Intendente. A ideia é servir de ponto de partida no processo de requalificação do Intendente e Mouraria, que deverá avançar ainda este ano e dar um sinal claro do empenho da autarquia na prossecução desse objectivo.


António Costa convidou a comunicação social para conhecer o novo espaço de trabalho, instalado num edifício de três andares com uma área de 700 metros quadrados, parte integrante da antiga fábrica de cerâmicas ‘Viúva Lamego’.


A intervenção foi profunda mas minimalista, de modo a permitir diferentes disposições para utilizações futuras, uma vez que o contrato de aluguer que a autarquia celebrou com o proprietário tem a duração de 10 anos, sendo que António Costa prevê o regresso do seu gabinete aos Paços do Concelho daqui a cerca de dois anos, altura em que as obras de reabilitação na Mouraria já devem “correr a bom ritmo”.


Para a requalificação do espaço público no Intendente e Mouraria a autarquia prevê gastos na ordem dos sete milhões e meio de euros, 40 por cento dos quais serão financiados pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional. Está previsto que as obras arranquem ainda antes do final do ano. Mas nesta zona da cidade não é apenas o edificado que necessita de intervenção.


Para compreender e identificar as carências da população residente, a autarquia conta com a colaboração de cerca de 20 entidades com quem tem reunido para fazer um diagnóstico social. “Não basta uma intervenção sobre o edificado para que as coisas mudem”, afirmou António Costa, que acrescenta que o objectivo é “passar de um ciclo vicioso para um ciclo virtuoso”, onde “não se empurram os excluídos mas onde se intervém junto destes”.


O presidente da autarquia afirma que tem sido “interessante” descobrir esta zona durante estes primeiros dias de trabalho, sendo que a primeira impressão é que as pessoas “estão satisfeitas com esta mudança”. “Esta é uma zona crítica da cidade, com um enorme potencial de transformação”, diz. Na sua opinião, o Intendente e a Mouraria foram zonas “esquecidas” durante muito tempo, sendo agora necessário um “esforço acrescido” para recuperar uma zona nobre da cidade.


António Costa acredita que é possível reanimar o comércio nesta área, lembrando a existência de “um conjunto vasto de incentivos que podem ser mobilizados” para atrair os comerciantes, como a isenção de taxas de IMI e de IMT, entre outros.


A acrescentar a esses factores, o presidente refere ainda a localização privilegiada dentro da cidade, com “um dos largos mais bonitos da cidade e sem trânsito” e os muitos pisos térreos passíveis de serem aproveitados para “a vocação deles”: restauração e comércio. “A forma de transformar é dar segurança e confiança às pessoas”, objectivo alcançável também através da “regeneração da actividade económica”, conclui.


in site CML

Mouraria terá plano de desenvolvimento social

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), afirmou hoje que será concluído em abril um Plano de Desenvolvimento Social da Mouraria, que envolve um total de 18 entidades, entre autarquias, colectividades e instituições de solidariedade social.

“Estou convencido de que, se agirmos todos articuladamente, conseguiremos inverter a tendência daquele eixo”, disse António Costa, numa reunião de Câmara descentralizada na Mouraria, relativa a várias freguesias, onde alguns moradores apontaram problemas na zona, sobretudo no Intendente e na Almirante Reis.

Prostituição, insegurança e a falta de limpeza foram as principais situações referidas.

António Costa sublinhou que o plano de desenvolvimento social pretende fazer com que a intervenção naquela área não se limite à reabilitação de imóveis (como os edifícios para onde irão o Alto Comissariado para a Imigração e o gabinete da presidente camarário) ou a outras medidas de caráter físico, como a instalação de videovigilância, ainda rejeitada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.

O município tem também encerrado alguns estabelecimentos que acolhem prostituição, uma iniciativa nem sempre bem sucedida – na semana passada, por exemplo, a Câmara foi notificada de uma decisão judicial, da qual a autarquia recorreu, que manda reabrir uma delas.

O presidente admitiu, contudo, que “quando se fecha uma pensão no Intendente, essa pensão vai reabrir noutro local”.