sexta-feira, 14 de maio de 2010

Concurso “Há Fado na Mouraria - Prémio Maria Severa”


Precisam-se Novas vozes e poemas, futuros clássicos do Fado!

A Associação Renovar a Mouraria convida fadistas escondidos em tascas e vielas a revelarem ao mundo o seu valor e a darem novos fados ao Fado.

Para concorrer basta trazer uma letra original e ser fadista amador.
mais informações: 922 191 892

Fado a Património Cultural da Humanidade



A apresentação da candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade junto da UNESCO foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo camarário, de 12 de Maio. O documento prevê sensibilizar os demais órgãos de soberania, bem como outras instituições públicas e privadas, para a importância desta candidatura.

A candidatura, que será agora submetida à aprovação da Assembleia Municipal e posteriormente enviada à organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) até 31 de Agosto, foi desenvolvida pela EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. O resultado da candidatura será conhecido até Setembro de 2011.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Senhora da Saúde



Procissão de Nossa Senhora da Saúde from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

Realizou-se Curso de Português para Estrangeiros


Organizado pelo Banco do Tempo da Mouraria, e pela Ass. Renovar a Mouraria, em parceria com o INETESE e o Sind. dos Trab. da Área Seguradora, realizou-se no Largo do Intendente, o Curso de Português para Estrangeiros, com a presença de cerca de 18 alunos oriundos do Bangladesh, Ucrânia, e Guiné.

Obras particulares evoluem na Mouraria

Largo dos Trigueiros - quase pronto


Rua das Farinhas - em obras

Rua João do Outeiro - Hostal para turismo


Largo da Rosa - Condomínio em fase avançada


Beco dos Três Engenhos - recuperado


Visitas Guiadas


13 de Março - Visita Guiada à Mouraria na Freg do Socorro

com final nos Amigos do Minho seguido de Milonga e petiscos


24 de Abril - Visita guiada ao património azulejar da Mouraria

em parceria com o Museu da Policia Judiciária


1 de Maio - Visita ao bairro de um grupo de 25 jovens oriundos

de diversos paises da Europa em parceria com a Ass. Cidadania e Vida

Tema: Exemplos do movimento associativo no bairro


6 de Maio - Visita a diversas instituições sociais do bairro.

Organizada pela RIF ( Rede de Intervenção Familiar )

Em movimento


Museu Berardo recebe 35 crianças

da Creche Pró Infância da Mouraria


No dia 26 de Abril, trinta e cinco meninos entre os 5 e 6 anos deslocaram-se ao Museu Berardo de camioneta, para verem ( e mexerem ) a exposição de Joana Vasconcelos, patente neste espaço.

Durante duas horas educadoras e uma mamã do Bangladesh, trajada a rigor, sonharam e divertiram-se na exposição vendo o prazer dos seus meninos, deslumbrados com tudo o que viram durante a visita.

Foi o início feliz do que será a parceria do Projecto Berardo ao longo destes próximos 3 anos, consubstanciada na frase " da Mouraria ao Museu, do Museu à Mouraria" que trará uma vida nova ao bairro ao longo de 3 anos, já que este projecto se dirige a crianças, jovens e idosos.



Outras actividades


22 de Abril - ARM presente no Workshop
" Gestão das Organizações Sociais e Culturais " na Fundação Caloute Gulbenkian

21 de Abril - ARM presente nos Dias do Desenvolvimento
no Centro de Congressos de Lisboa

16 de Abril - Projecto Contabandistas conta contos
no espaço Intervir de São Cristóvão

6 de Abril -três Intervenções em Directo para a Rádio SIM
do Grupo Rádio Renascença


27 de Março - Ronda das Tascas na Mouraria





20 de Março - Operação Limpar a Mouraria integrado no Limpar Portugal


Foi assim a sessão solene do 2º Aniversário da ARM em 2010


Ai Intendente !


" Bairro dos Anjos é uma bomba atómica"

O problema maior do bairro dos Anjos é o abandono a que foi votado pela Câmara Municipal de Lisboa. A denúncia é de Marina Tavares Dias, olissipógrafa e autora de vários livros sobre Lisboa, que não se espanta com a derrocada da Vila Martins. "O bairro dos Anjos é uma bomba atómica" porque tem muitas "casas desocupadas e em mau estado que são ocupadas por uma população flutuante, de toxicodependentes, que ali pernoita", disse ao DN.

Com a demolição do Casal Ventoso, os toxicodependentes e traficantes deslocaram-se para o bairro dos Anjos e zonas limítrofes. "Houve uma preocupação de limpeza estética sem resolver os problemas sociais", diz.

Segundo um levantamento feito pelos Cidadãos por Lisboa, em 2009 existiam 72 edifícios devolutos no bairro dos Anjos - uns total, outros parcialmente. Era o caso da Vila Martins, um conjunto de casas no aproveitamento do declive acentuado que leva ao miradouro da Senhora do Monte. Três estavam habitadas, outras eram ocupadas por toxicodependentes - relatam os vizinhos e admitiu o vereador da Protecção Civil.

"É espantoso que não aconteçam mais casos, como incêndios em casas devolutas ou a derrocada de vários edifícios em risco", diz Marina Tavares Dias lançando críticas à autarquia que, em 2003, anunciou a reabilitação do Intendente - "que é um bairro com um potencial turístico excepcional, pela qualidade de edifícios em termos históricos e patrimoniais" - e não o fez. Mais. "A recuperação do Intendente foi chutada para o Orçamento Participativo do ano passado como se pudesse ser comparável com um cinema", aponta.

in DN por MARINA ALMEIDA

Por causa disso temos neste momento nesta zona toda uma imensa população toxicodependente/traficante que vive espalhada um pouco por todo o território, vivendo em condições infrahumanas.

A PSP vai fazendo operações de cosmética como a do último dia 6 de Maio, que reduzem o problema. Tem também sido tapadas entradas de casas ocupadas por toxicodependentes, e tem havido uma maior fiscalização, mas enquanto não houver mais intervenção social, não se vai conseguir resolver este problema.

Espera-se que o início da intervenção do plano QREN no Intendente e na Mouraria, no início de 2011 traga uma nova esperança a toda esta zona.


Assim se encontra o interior do Palácio da Rosa

Implantado na Mouraria, o Palácio da Rosa assenta sobre a casa nobre quinhentista que pertenceu a Luís de Brito Nogueira, senhor dos morgados de S. Lourenço, em Lisboa, e de S.to Estevão, em Beja. Por casamento, o Palácio entra para a casa dos Viscondes de Vila Nova da Cerveira, e Marqueses de Ponte de Lima, título outorgado ao 14.º Visconde. Igualmente por casamento, entra para os bens dos Marqueses de Castelo Melhor. Destruído quase na totalidade pelo Terramoto, foi reedificado no Séc. XVIII.
Neste momento pertence ao Grupo Hoteleiro Olissibona, que pretende transformar este palácio em hotel de charme, e espaço para eventos de diversa natureza, que em princípio poderá estar pronto em 2014.
O Palácio tem sido sucessivamente vandalizado e pilhado, tenso sido roubados e danificados quase todos os paineis de azulejos que ali existiram malgrado os esforços da Cãmara e dos actuais donos em tentar proteger este espaço.