quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ai Mouraria!

Alguns exemplos da degradação que o bairro atingiu














Rua João do Outeiro
( obras paradas )











Beco da Guia
( há mais de uma década à espera que as obras comecem )














Beco da Guia
( reparar que o prédio está sustentado por cabos de aço,
também há mais de uma década)


















Calçada de Sto André
( é assim que se vive na Mouraria, em alguns prédios )


















Rua da Mouraria ( Martim Moniz )
( Este prédio está sem solução há mais de uma década também.
As obras estão paradas há mais de um ano)
















Rua do Benformoso














Rua do Benformoso




















Rua do Benformoso
( o chafariz sem água, e o lixo que se espalha por todo o bairro)


















Rua do Terreirinho
( Prédio já sem telhado)

















Rua dos Cavaleiros
(património ameaçado)
















Quinta do Coleginho
( desocupada, ao abandono, o local que falta para um verdadeiro espaço de lazer, para as nosssas crianças)














Escadinhas do Marquês de Ponte de Lima
(Conjunto de prédios presos por cabos de aço, e em ruínas sem solução há décadas )

Isto sem esquecer o Largo do Intendente Pina Manique sem solução à vista, o Palácio da Rosa totalmente ao abandono, e o seu largo onde existe um dos poucos lavadouros públicos, que foi restaurado mas está devotado ao abandono, um dos últimos e típicos Jogos da Laranjinha em Lisboa em degradação, dezenas e dezenas de prédios a cair, a Igreja de S. Lourenço, inacabada, ausência de jardins, planos de reabilitação abandonados, lixo por todo o lado, comércio deprimido ou quase ausente, falta de lugares para estacionar, ruas bloqueadas ao trânsito por causa das barreiras da EMEL, como na Rua da Costa do Castelo, e um sem fim de problemas.


A isto dizemos: BASTA!

Exigimos a renovação e a revitalização da Mouraria!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Contributos


Moura encantada das minhas noites lisboetas... quantas alegrias e suspiros me destes... que bom seria se todos ousassem te amar como eu te amo.
Christian Cunha



Sou residente na Mouraria e subscrevo inteiramente esta petição. Tambem celebro o facto de saber que existem iniciativas crescentes que contrariam a teoria de que a Sociedade Civil está acomodada e não participa!
Tiago Fernandes


Ola amigos, recebi esta petiçao de um amigo que vive em Pernambuco e que sabe que eu tambem apesar de ser italiano, vivo na Mouraria tambem ja ha algum tempo...Assinei, aprovo e apoio moralmente o vosso empenho, e se for possivel tambem gostava de ajudar um dia, concretamente!tenho tido ultimamente algumas ideias sobre como revitalizar o espaço, nomeadamente, a zona das escadas, e da praçeta na rua da Achada...com actividades culturais mesmo na rua...ou seja nas escadinhas..nao sei se é o caso mas eventualmente um dia destes poderia ser bom debater sobre isso com voçes.Mando um abraço.
Francesco Valente.








Urgente apoiar totalmente tudo o que vise a valorização da nossa população, crianças, idosos, etc., o nosso património identitário, urgente cuidar daquilo que é único no mundo e tão belo em Portugal, despertar o amor das novas gerações pela beleza do país em que nos calhou viver.
Mónica Roncom

Todo o ser humano tem direito a viver num habitat condigno. Um Governo que se descure de providenciar essas condições a uma comunidade está, no mínimo por negligência, a violar vários direitos humanos consagrados pelo Pacto Internacional para os direitos Económicos, Sociais e Culturais dos Povos.
Luís Araújo

A reabilitação é URGENTÍSSIMA. Adiá-la ainda mais será mais um crime contra a memória histórica e cultural que aquele bairro representa.
Isabel Santos

A descaracterização arquitectónica da Mouraria é o que salta mais à vista e fere quem ama Lisboa e os seus Bairros históricos, mas a degradação social oculta é o que é prioritário resolver de uma forma sustentada e sobretudo com muito Amor fraternal!
Nuno Manuel Faria
É vergonhoso o estado a que os poderes deixaram chegar um bairro que simboliza uma das mais antigas memórias culturais e históricas do país. Actualmente é um misto de montureira e estaleiro abandonado. Poderia ser um fantástico polo de atracção para o turismo cultural. Sugiro a sua recuperação com a «pincelada» mourisca que se impõe, tanto na Mouraria como em Alfama. Veja-se o que os Espanhóis fizeram, por ex., nos velhos bairros árabes de Granada. Há que criar na Mouraria, sem esquecer as necessidades da população, um pequeno museu da memória árabe, espaços verdes, etc., etc.
Adalberto Alves
A Mouraria com Alfama são as pérolas de Lisboa. A degradação é uma vergonha. Reabilitação por favor.
Liliane Moors
Todos por uma continuidade da história
Florbela Acto Costa